5!

Repertório para violão e quarteto de cordas abre temporada dos Concertos Astra-Finamax

Posted on Posted in NOTÍCIAS, Programação

Unindo música clássica e popular, grupo 5! É primeira atração do projeto

Em um ano totalmente atípico, em que grande parte das pessoas se viu obrigada a ficar dentro de seus lares para assegurar as suas próprias vidas e a do próximo, recorrer à cultura e consumir as inúmeras modalidades de entretenimento, foi uma das saídas encontradas para manter a mente ativa.

Os artistas e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com cultura, por sua vez, assumiram um papel fundamental durante este período: ressignificar a arte para os tempos atuais e adaptá-la a um novo cenário. Com a música – uma forma de arte muito presente na vida dos brasileiros -, não foi diferente.

“Produzir música durante uma pandemia, não pode ser visto apenas como uma distração. É uma ação real, concreta, de deixar transparecer o absurdo que nossa vida se transformou e pensar alternativas”, argumenta Daniel Motta, musicólogo e um dos integrantes do grupo 5! –primeira atração confirmada para a temporada 2020-2021 dos Concertos Astra-Finamax, que acontece neste sábado (12/09), às 20h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do projeto no YouTube.

O diálogo com o novo, aliás, é uma das principais propostas dos concertistas do 5!. Desde 2015, o quinteto estabelece um ponto de encontro entre a música clássica e a música popular, por meio de um repertório para violão e quarteto de cordas. “Todo mundo conhece alguém que toca violão ou tem o instrumento em casa. Isso faz com que o público se aproxime imediatamente do nosso trabalho”, conta Motta. “Adotamos uma linguagem diferente para nos comunicar com o público, com um repertório original que dialoga com a contemporaneidade”, explica.

Grupo 5_Foto_Dani Gurgel (4)Grupo 5_Foto_Dani Gurgel (3)

 

Entre as obras que compõem o repertório do grupo 5! para a primeira apresentação dos Concertos Astra-Finamax, destaque para “5 World Dances”, de Sergio Assad – um dos maiores nomes do violão brasileiro – e “Beatlerianas”, uma espécie de suíte do compositor cubano Leo Brouwer, que se apropria de canções dos Beatles e as retrabalha de maneira única.

 

Palestra educativa

Além da apresentação ao vivo do concerto, o público pode ainda conferir uma palestra on-line ministrada pelo próprio Daniel Motta e conhecer mais sobre a proposta do 5! e as particularidades de cada uma das obras apresentadas. O material, disponibilizado inicialmente para os professores da rede estadual de ensino de Jundiaí, está disponível no canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube.

Doações

Durante a apresentação virtual, o público poderá fazer doações através de um QR Code que aparecerá na tela. Os valores arrecadados serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP) que são beneficiadas com a venda de ingressos dos espetáculos presenciais.

Repertório

Sergio Assad – 5 World Dances
Middle Eastern
Celtic
Latin American

Leo Brouwer – Beatlerianas
Eleonor Rigby
Yesterday
She’s Leaving Home
Ticket to Ride

Ernst Mahle – Diálogos

André Mehmari – Dois Retratos de um Brasil Despedaçado

Paulo Belinati – Embolada

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *