PROJETO

Concertos Astra-Finamax

Há 26 anos os Concertos Astra-Finamax contam com um histórico de sucesso e tem se consolidado como um projeto tradicional na cidade de Jundiaí e região. Foram 193 apresentações para um público de mais de 100 mil pessoas. Orquestras, regentes, solistas e grupos de renome nacional e internacional passaram pelos palcos da cidade.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, os espetáculos passaram a ser transmitidos ao vivo, pela internet, através de um palco digital, possibilitando que pessoas de todo o Brasil – e do mundo! – também tivessem contato com música de qualidade.

Ao longo desses anos cerca de R$ 9 milhões foram investidos no projeto para garantir a qualidade das apresentações trazidas para a cidade. Este montante foi praticamente todo abatido do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Astra e da Finamax, empresas fundadas em Jundiaí. O projeto é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que permite que os custos com a produção dos projetos aprovados pelo Ministério da Cultura sejam deduzidos do IR das empresas patrocinadoras. Também há uma parcela da verba originada através do ProAC (Programa de Ação Cultural), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O total arrecadado com a venda de ingressos dos espetáculos é revertido 50% à Fundação Casa da Cultura e 50% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille, ambos de Jundiaí.

Confira abaixo um pouco sobre a história dos Concertos e seu idealizador: