camerata

Concerto de cordas com Camerata Fukuda é atração de setembro

Posted on Posted in NOTÍCIAS

Espetáculo contará com apresentações solo de Fábio Zanon e Elisa Fukuda

O Teatro Polytheama recebe no dia 30 de setembro, às 20h30, a orquestra Camerata Fukuda e o renomado violonista jundiaiense Fábio Zanon. Harmonioso, o concerto de cordas integra a temporada 2017 dos Concertos Astra-Finamax e apresentará ao público obras de grandes compositores da história da música.

Com regência de Zanon, o espetáculo contará com composições do britânico Charles Avison e do alemão Johann Sebastian Bach. As obras serão executadas pela violinista Elisa Fukuda, que atuará como solista, e pela orquestra de câmera que leva seu sobrenome. Além de reger, Fábio Zanon também será o solista do Concerto para violão e cordas no. 2 de Mauro Giuliani.

1-Fabio ZanonFoto: Valéria Mendonça

Elisa Fukuda-2Foto: Divulgação

De acordo com Vastí Atique, produtora cultural dos Concertos Astra-Finamax, a plateia será agraciada por um concerto único. “Por ter caráter intimista e sonoridade muito nítida, a música de câmara é considerada pelos instrumentistas como um gênero difícil e desafiador”, explica. “O público poderá apreciar a perfeita união das cordas tradicionais executadas pela Camerata Fukuda com o violão de Fabio Zanon”, revela Vastí.

Diferentemente das orquestras sinfônicas, o número de integrantes, que varia de oito a 18 músicos, é o principal diferencial da orquestra de câmara. Ao contrário das orquestras nos moldes tradicionais, esse tipo de conjunto musical costuma trabalhar apenas um tipo de instrumento. A Camerata Fukuda é um belo exemplo, já que conta apenas com instrumentos de corda em sua formação como violinos, violas, contrabaixos e violoncelos.

Os interessados em prestigiar o concerto podem adquirir ingressos a R$ 10,00 no Teatro Polytheama. Vale ressaltar que o total arrecadado na bilheteria dos Concertos Astra-Finamax será revertido à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

Palestra educativa

Além do espetáculo, o público poderá participar de uma palestra educativa ministrada pelo próprio violonista Fábio Zanon, que será realizada na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, às 19h, em Jundiaí. Músicos, estudantes e apreciadores de música clássica estão convidados para o bate-papo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *