destaque-lancamento2

Consolidado em Jundiaí, Concertos Astra-Finamax oportunizam acesso à cultura

Posted on Posted in NOTÍCIAS

Música de qualidade, preços populares e formação de plateia são destaques do projeto. Evento marca lançamento da temporada 2019

Na última quarta-feira (20), foi realizado no auditório da Astra, o lançamento da 22ª temporada dos Concertos Astra-Finamax. O evento, que assumiu o formato de roda de conversa, contou com a participação da presidente do Grupo Astra, Ana Oliva, do diretor superintendente da Astra, Manoel Flores, do diretor da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí, João Carlos de Luca, e da produtora cultural do projeto, Vastí Atique.

Concertos Astra-Finamax 2019-6
Ana Oliva, presidente do Grupo Astra (Foto: Divulgação)

Os convidados conheceram em primeira mão a programação da temporada 2019, que contará com a participação de orquestras e músicos de renome nacional e internacional. Ao longo do ano serão realizadas sete apresentações, todas no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

“Os Concertos Astra-Finamax fazem muito sentido dentro da filosofia do nosso grupo, que preza pelo relacionamento sadio com a comunidade”, diz Ana Oliva. “Por isso, posso dizer com tranquilidade que o maior resultado deste projeto é a transformação do nosso público, que tem a oportunidade de expandir o seu conhecimento, acumular uma bagagem cultural maior, expandindo os horizontes”, ressalta a presidente do Grupo Astra.

Segundo Manoel Flores, o projeto influencia positivamente outras empresas da região. “Ao longo de todos esses anos nós temos conseguido motivar e incentivar a participação de outras empresas e empresários a patrocinarem projetos no campo da cultura e do esporte utilizando as leis de incentivo”, indica o diretor superintendente da Astra.

Além dos concertos, o projeto continua com o trabalho de formação de plateia desenvolvido em escolas públicas de Jundiaí por meio de palestras ministradas pelo musicólogo Daniel Motta. As instituições de ensino selecionadas pela produção do projeto serão divulgadas em breve.

O diretor da Unidade de Gestão da Cultura de Jundiaí, João Carlos de Luca, avalia de forma positiva a proposta dos Concertos Astra-Finamax. “Quando falamos sobre arte e cultura, devemos levar em consideração a questão da formação do público, seja através de palestras e aulas ou por meio de bons eventos, no sentido de frequência e formato conhecido”, explica.

Para Vastí Atique, produtora cultural do projeto, toda a população é beneficiada. “O público, os músicos, os alunos de música… Enfim, todos renovam seus conhecimentos assistindo aos concertos”, comenta Vastí Atique.

Sobre o projeto

Em 2019, os Concertos Astra-Finamax completam 21 anos com um histórico de sucesso. O projeto, idealizado por Francisco de Assis Cechelli Oliva, um dos fundadores da Astra, já realizou 159 espetáculos para um público de mais de 72 mil pessoas. Orquestras, regentes, solistas e grupos de renome nacional e internacional já passaram pelos palcos de Jundiaí.

Com um investimento de cerca de R$ 523 mil ao ano, o projeto colabora significativamente com o desenvolvimento cultural da cidade, prezando sempre pela qualidade das apresentações trazidas para a região. O projeto é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do ProAC, através da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das empresas patrocinadoras, Astra e Finamax.

Os ingressos custam o valor simbólico de R$ 10,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Polytheama. O total arrecadado com a venda dos convites é destinado 50% à Fundação Casa da Cultura, 25% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e 25% ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *