CONCERTOS_ASTRA-FINAMAX_REQUIEM_2019-0102

Quais são os períodos históricos da música erudita?

Posted on Posted in Especiais, NOTÍCIAS

Estilo possuiu diferentes características ao longo da história

Originada no ambiente sacro, a música erudita passou por diversos movimentos artísticos, o que fez o estilo ter diferentes características em cada fase histórica.

Antiguidade

Evidências apontam que a música clássica ocidental possui influências da Grécia Antiga, já que o desenvolvimento de certas tonalidades e escalas foi realizado neste período. O termo Orquestra também tem origem na antiguidade, sendo esse o nome dado ao local onde se situava o protagonista do teatro grego.

Idade Média

Já na era medieval, o estilo abarcou as composições feitas a partir do fim do Império Romano, em 476 d.C. Neste momento, o canto gregoriano foi o mais comum, sendo sucedido pela música polifônica – composta por duas ou mais vozes –, que teve seu desenvolvimento durante a segunda metade da Idade Média e ao longo do Renascimento, período que marca a  passagem para a Idade Moderna, caracterizado pela valorização da razão e da ciência.

Entre os instrumentos dessa época estão a harpa, o alaúde, saltério, além de flautas, trompete e gaita de foles. Os órgãos estavam presentes, principalmente, nas igrejas.

Período da Prática Comum

Considerado um dos marcos da história da música erudita, o período da prática comum ficou conhecido como a época em que foram criados grande parte dos conceitos que baseiam esse estilo musical. Dividido em três principais movimentos, ele teve início por volta de 1600, com o barroco, e terminou aproximadamente em 1910, com o fim do romantismo.

  • Barroco

Desenvolvido entre o final do século 16 e meados do século 18, o barroco teve como característica principal a exuberância das obras. Na música erudita, esse movimento trouxe uma diversificação de grupos instrumentais e o concerto se tornou mais disseminado. Foi também nesse período que se desenvolveu a cantata, tendo como seu principal nome Johann Bach (1685-1750).

  • Classicismo

Também conhecido como período clássico, o classicismo aconteceu aproximadamente entre 1750 e 1810, tendo como foco a clareza, objetividade, simetria e elegância. Foi nesse momento que se desenvolveu o uso do piano, considerado um dos mais destacados instrumentos da música erudita desde então. Os nomes mais conhecidos da música clássica vieram da Primeira Escola Vienense, Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Mozart (1756-1791) e Ludwig Beethoven (1770-1827).

  • Romantismo

As canções da era romântica trouxe uma contraposição ao racionalismo, destacando as emoções, com uma linha melódica mais extensa. Esse período teve início no século 19, terminando por volta de 1910. Dentro os nomes do romantismo estão

Período moderno e contemporâneo

A música moderna tem início entre os anos de 1910 e 1920, com o advento do movimento impressionista. Esse estilo valorizava as inovações, dando foco às percepções sensoriais e abstratas.

Já contemporâneo é o nome dado à música atual, presente nos séculos 20 e 21. Entre as suas características está uma maior liberdade em relação às tonalidades, proporcionando uma riqueza sonora e diferentes experiências musicais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *