BLOG

Sinfônica de Santo André traz repertório especial para os Concertos Astra-Finamax

Posted on Posted in NOTÍCIAS

Orquestra apresentará programa comemorativo em alusão ao seu aniversário de 30 anos  

No ano em que comemora 30 anos de fundação, a Orquestra Sinfônica de Santo André realiza apresentação especial no dia 5 de maio, às 20h30, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, dentro da 21ª edição dos Concertos Astra-Finamax. Este é o segundo de uma série de sete concertos que compõem a temporada 2018 do projeto patrocinado pelas empresas Astra e Finamax e produzido pela Atique & Atique Produções Culturais.

Sob a regência do maestro Abel Rocha, a Sinfônica de Santo André apresentará um repertório diversificado, composto por obras de grandes compositores nacionais e internacionais. O destaque fica por conta da “Sinfonia no. 1”, do alemão Ludwig van Beethoven, e do clássico “Prelúdio à Bachiana Brasileira no. 4”, de Heitor Villa-Lobos, um dos expoentes da música erudita no Brasil.

“Elaboramos um programa comemorativo que remete ao primeiro concerto realizado pela Orquestra Sinfônica de Santo André. Vamos voltar no tempo e relembrar a história da OSSA”, conta o regente Abel Rocha.

Os interessados em prestigiar o concerto podem adquirir ingressos a R$ 10,00 na bilheteria do Teatro Polytheama ou através do site www.ingressorapido.com.br. O total arrecadado com a venda de ingressos será revertido à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

Palestras educativas

Novidade na temporada 2018 dos Concertos Astra-Finamax, as palestras educativas em escolas públicas de Jundiaí pretendem aproximar os jovens da música erudita e quebrar tabus envolvendo o gênero musical. Desta vez, o encontro será realizado com os alunos da E.E. Profª. Albertina Fortarel, no dia 3 de maio, em dois horários: das 8h15 às 9h30 e das 9h50 às 11h.

O bate-papo, comandado pelo musicólogo Daniel Motta, abordará Conceitos básicos sobre o que é uma sinfonia, a forma sonata e a música programática ou descritiva, tipo de música que nos conta uma história ou ideia através apenas dos sons. Na ocasião, serão analisadas algumas das obras que compõem repertório escolhido pela OSSA.

Ao final, todos os estudantes que participarem da palestra ganharão um ingresso para o concerto da OSSA.

Já no dia 5 de maio, às 19h, antes do espetáculo da Sinfônica de Santo André, Motta apresenta a mesma palestra, desta vez aberta ao público, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, localizada ao lado do Teatro Polytheama.

Programa

Jean Sibelius – Abertura Finlândia (9′)

Ludwig V. Beethoven – Sinfonia no. 1. (20´)

Heitor Villa-Lobos – Prelúdio à Bachiana Brasileira no. 4 (8′)

Carlos Gomes – Abertura Fosca

Pietr I. Tchaikovsky – Abertura 1812 (15′)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *