img

Vibrante, concerto Carmina Burana atrai público de todas as idades

Posted on Posted in NOTÍCIAS

Espetáculo foi marcado pela qualidade do corpo musical escalado

Sucesso de bilheteria em todo o mundo, o concerto Carmina Burana, realizado no dia 10 de junho, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, garantiu ao público presente uma apresentação vibrante e repleta de emoção. Aproximadamente 400 pessoas participaram do ensaio aberto e mais de 1.100 prestigiaram o segundo espetáculo da temporada 2017 dos Concertos Astra-Finamax.

Sob a regência do maestro João Maurício Galindo, 230 músicos* interpretaram os poemas musicados pelo compositor alemão Carl Orff. O diferencial da apresentação ficou por conta de uma breve introdução e explicação da obra e pela presença de um telão na parte superior do palco transmitindo em tempo real a tradução das músicas.

“A dinâmica do regente foi ótima, com explicações pertinentes sobre a obra. Ficou mais fácil de o público entender do que se tratava”, contou Sandra Grizotto, que foi ao concerto acompanhada de sua família. “Foi um espetáculo sensacional. Inclusive, meus amigos que trabalham com música ficaram admirados com a qualidade do concerto”, revelou o engenheiro Samuel Godoy da Silva.

Além da qualidade do corpo musical escalado, destaque para os solistas Vinícius Atique, Thayana Roverso e Guga Costa, que demonstraram precisão e talento ao interpretar divertidos e satíricos poemas como “Amor Volat Undique”, “Cignus Ustus Cantat” e “In Taberna Quando Sumus”, sendo que este último revela os abusos alcoólicos e lamúrias em uma taverna.

O total arrecadado da bilheteria dos Concertos Astra-Finamax é revertido 50% à Fundação Casa da Cultura, 25% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e 25% ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

Palestra educativa

Antes do início do concerto, o Mestre em musicologia Daniel Motta ministrou uma palestra na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, também em Jundiaí. Cerca de 60 pessoas, entre elas estudantes, músicos e apreciadores de música clássica, participaram do evento.

Motta explicou aos presentes detalhes sobre Carmina Burana, bem como curiosidades e aspectos técnicos da obra.

 

* Orquestra e o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, Coro de Câmara e Coro Jovem do Conservatório de Tatuí, Madrigal Vivace e Coral Canarinhos da Terra, ambos de Jundiaí.

Fotos: Rodrigo Atique

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *