Temporada contará com apresentações para o publico infantil, orquestras e dueto
A temporada 2021 dos Concertos Astra-Finamax terá início no próximo dia 07, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. A apresentação será transmitida pelas páginas do projeto no Facebook e YouTube, a partir das 20h30.
O projeto musical, cujo pilar principal é democratizar o acesso à cultura por meio da música erudita, este ano permanece no formato Palco Digital devido à pandemia de covid-19. “A cultura foi um dos setores mais abalados durante a pandemia, por isso manter o projeto adaptado é continuar entregando uma programação de qualidade ao público”, afirma Vastí Atique, regente e produtora cultural do projeto.
A nova temporada conta com cinco atrações já confirmadas. Além da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a programação inclui apresentações da série Expressão Músical. Entre elas estão Nelson Ayres e Ricardo Herz (04/09), Fábulas de La Fontaine (02 e 03/10), Orquestra Sinfônica de Santo André (23/10) e Orquestra Sinfônica de Campinas (04/12). As datas estão sujeitas à alteração e os horários das apresentações ainda serão confirmados.
Para receber as informações em primeira mão, acompanhe o site www.concertosastra-finamax.com.br e as redes sociais do projeto (Instagram – @concertosastrafinamax / Facebook – concertosastrafinamax).
Palestra educativa
Além da transmissão ao vivo do concerto, o público também poderá conferir, antes de cada espetáculo, uma palestra on-line para conhecer mais sobre as obras que serão apresentadas. O material, disponibilizado inicialmente para os professores das redes municipal e estadual de ensino de Jundiaí, estará disponível no canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube e página do projeto no Facebook.
Inclusão social
As apresentações dos Concertos Astra-Finamax contam com tradução em libras, inclusive da palestra, e áudio book do programa, que é disponibilizado no site do projeto, na véspera dos espetáculos.
Doações
Durante as apresentações virtuais, o público poderá fazer doações através do QR Code que aparecerá na tela. Os valores arrecadados serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP) que são beneficiadas com a venda de ingressos dos espetáculos presenciais.
Sobre o projeto
Criado em 1998, os Concertos Astra-Finamax têm como objetivo democratizar o acesso à cultura através de apresentações de orquestras, grupos e músicos de renome nacional e internacional. Até 2019, os espetáculos presenciais eram tradicionalmente realizados em Jundiaí, Sorocaba e Itatiba.
Ao longo de 23 temporadas, o projeto musical já realizou 171 espetáculos para um público de mais de 100 mil pessoas, com cerca de R$ 9,6 milhões investidos.
Com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do ProAC, o projeto conta com o patrocínio das empresas Astra e Finamax e a produção da Atique & Atique Produções Culturais.