Espetáculo integra temporada 2017 dos Concertos Astra-Finamax
O Teatro Polytheama recebe no dia 10 de junho, às 20h30, a cantata Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff. Grandioso e impactante, o espetáculo compõe a temporada 2017 dos Concertos Astra-Finamax e pretende unir os amantes da música clássica da região de Jundiaí/SP.
Na ocasião, 230 músicos apresentarão ao público alguns dos poemas do manuscrito Carmina Burana, escritos na Idade Média e musicados por Orff em 1937, na Alemanha. A obra é estruturada em prólogo e duas partes, que tratam o despertar da natureza e do amor na primavera, de excessos gastronômicos e alcoólicos e de um amor que se torna vulgar.
A cantata de abertura “O Fortuna” – tema para inúmeras propagandas de televisão, filmes e até novelas, como Alma Gêmea, apresentada pela emissora Rede Globo entre os anos de 2005 e 2006 – é representada pela Roda da Fortuna, símbolo da antiguidade que representa a vida das pessoas em constante mudança.
Representação da Roda da Fortuna, de Giovanni Boccaccio (1467)
Segundo a maestrina Vastí Atique, coordenadora do projeto, Carmina Burana é uma das obras mais interpretadas em todo o mundo. A produtora cultural se mostra otimista quanto à adesão do público. “Por ser um espetáculo muito conhecido, Carmina Burana sempre atrai multidões aos teatros. Será uma experiência sonora incomparável”, afirma. Para Vastí Atique, “esta é uma oportunidade rara para a região, que não conta com organismos estáveis, como orquestra sinfônica e coros profissionais”.
Sob a regência do maestro João Maurício Galindo, participarão deste concerto a Orquestra e o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, Coro de Câmara e Coro Jovem do Conservatório de Tatuí, além de Madrigal Vivace e Coral Canarinhos da Terra, ambos de Jundiaí. A soprano Thayana Roverso, o tenor Guga Costa e o barítono Vinícius Atique são outras vozes esperadas para a apresentação.
Palestra educativa
Além do espetáculo, o público também será agraciado com uma palestra educativa ministrada pelo mestre em musicologia Daniel Motta, que será realizada na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, às 19h, em Jundiaí. Músicos, estudantes e apreciadores de música clássica estão convidados para o bate-papo.
Serviço
Palestra Educativa
Data | 10 de junho de 2017
Local | Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”
Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro, Jundiaí
Horário | 19h
Entrada franca
Concerto
Data | 10 de junho de 2017
Local | Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí
Horário | 20h30
Valor | R$ 10,00
Um comentário sobre “Cantata Carmina Burana compõe programação em junho”
COM CERTEZA UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO!
OBRIGADO ASTRA/FINAMAX PELA OPORTUNIDADE.