O Coral Cênico Infantil “Dons & Tons” nasceu em 2010 com o desejo de oferecer arte, por meio da música, para crianças de comunidades de risco de Jundiaí. Depois de algum tempo, o projeto passou a fazer parte da Escola de Música de Jundiaí e, em setembro de 2014, o Coral recebeu o patrocínio da Astra, através do Programa de Ação Cultural, ProAC. Desde então, o “Dons & Tons” passou a intensificar seus trabalhos.
Segundo Silmara Drezza, idealizadora e regente do coral, além dos ensaios e apresentações, o grupo faz um trabalho importante de transformação e de participação social. “Nós procuramos envolver os pais no trabalho desenvolvido, criando um diálogo e convidando-os para as apresentações, mostrando os resultados”, destaca.
A parceria com a Escola de Música de Jundiaí, a EMJ, também é de grande representatividade para o projeto. De acordo com Claudia Feres, diretora artística da escola, a participação entre os grupos traz um novo horizonte aos alunos. “Temos alunos da EMJ que também fazem parte do Coral Cênico, vão aos ensaios e participam efetivamente. Essa troca é muito significativa, tanto para o “Dons & Tons”, quanto para os alunos da Escola de Música”, conta.
O projeto encerrou 2015 com 41 crianças, com idade entre 7 e 11 anos. Em 2016, o trabalho segue a todo vapor. Neste ano, o tema abordado pelo coral será a importância da água e das riquezas naturais.
O objetivo, segundo Claudia Feres, é poder expandir projetos como o “Dons & Tons” e, cada vez mais, levar a música a crianças provenientes de comunidades carentes. “Temos um projeto de musicalização para crianças de 5 a 13 anos de idade pela Lei Rouanet que começará agora em março”, comenta.
Os ensaios são realizados no Centro João de Deus, no bairro São Camilo, todas as terças e quintas-feiras.