Concertos Astra-Finamax entra em sua 20ª edição
A produção cultural tem influenciado significativamente a sociedade, principalmente aquelas que permitem o acesso de forma democrática, como sempre foi o caso dos Concertos Astra-Finamax, projeto que entra em sua 20ª edição neste ano, trazendo novidades e aumentando as possibilidades de conhecimento das expressões artísticas e estilos musicais.
Na temporada 2017, a coordenação ficará sob a responsabilidade de uma nova produtora musical, a Atique & Atique Produções Culturais Ltda., e o público terá a chance de aprender mais com as palestras educativas que antecederão os concertos, permitindo uma maior aproximação com a linguagem musical e com o artista.
“Penso que atualmente o produtor deve se preocupar com a formação de plateias, de apresentar ferramentas para que, cada vez mais as pessoas possam se tornar ouvintes conscientes e participativos”, afirma Vastí Atique, produtora musical dos Concertos Astra-Finamax.
A agenda dos Concertos Astra-Finamax será divulgada em breve, porém já é possível adiantar que o repertório será bem variado. “Procuramos trazer espetáculos de qualidade, com repertório nos diversos estilos musicais e que agradem o público de várias idades”, diz Vinícius Atique, músico e produtor musical da Atique & Atique Produções Culturais.
O total arrecadado da bilheteria dos Concertos Astra-Finamax é revertido 50% à Fundação Casa da Cultura, 25% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e 25% ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.
Quem estará por trás dos espetáculos
Vastí Atique – Jundiaiense, mestre em Música pela UNICAMP e bacharel em Música pela FIAMFAAM. Estudou regência coral e orquestral e técnicas instrumentais com maestros de renome nacional e internacional. Exerceu o cargo de diretora de cultura da cidade de Jundiaí de 2007 a 2009 e a coordenação musical do Projeto “Sons e Cenas”, nas escolas municipais, além de ter produzido diversos espetáculos.
Vinícius Atique – Jundiaiense, conquistou bolsa de estudos pela USP (Universidade de São Paulo) para estudar na Université de Montréal com o barítono Mark Pedrotti. Estudou com Mário Borim e o Prof. Carmo Barbosa. Atualmente, está se aperfeiçoando com a mezzo soprano Dolora Zazick nos Estados Unidos. Tem se apresentando como solista nos grandes teatros, com consagradas orquestras e regentes. No repertório operístico interpretou importantes canções e tem se mantido sólido neste cenário até hoje.
Passando o bastão
A Atique & Atique assumiu em 2017 a coordenação do projeto, um dos mais antigos da Lei Rouanet no Brasil, que foi tocado com maestria durante 16 anos pelo saudoso João Silveira, falecido em julho do ano passado. Seu filho Giovani Silveira e sua esposa Marisa Silveira tiveram a difícil missão de levar a temporada 2016 até o fim. Com muito profissionalismo, responsabilidade e amor pela música, mãe e filho encerraram os trabalhos da JS Cultural à frente dos Concertos Astra-Finamax e passaram esse legado de João Silveira para Vasti Atique e seu filho Vinícius Atique.
João Silveira, flautista e produtor cultural, terá sempre espaço na memória do público jundiaiense, que por seu intermédio pode acompanhar as melhores orquestras do Brasil e de fora do país, além de tantos músicos de renome internacional. O som de sua música jamais se calará.
Obrigada à JS cultural e ao João Silveira por essa longa caminhada pelo mundo da música e da formação de público que o seu trabalho pode trazer nesses 16 anos de parceria.