Tango é um gênero de dança e estilo musical, que possui a reputação de ser uma das expressões artísticas mais complexas que existem.
A dança é feita em pares, que performam em passos largos e deslizantes. Já a música vem de uma grande mistura de estilos como polca europeia, havaneira cubana, candombe uruguaio e a milonga espanhola.
Origem do tango
Ele surgiu na Argentina, no final do século XIX, se propagando inicialmente entre a população menos favorecida.
No passado, o tango era interpretado exclusivamente por homens, que se apresentavam em pares, em cabarés e bares. A dança entre um homem e uma mulher era considerada pela sociedade como obscena, por conta de seus passos sensuais e expressão acentuada dos sentimentos.
Foi somente em 1930 que o estilo de dança começou a ganhar credibilidade entre as classes sociais mais altas, passando a ser performada em salões.
A música era tocada através de flautas e violões, mas o principal dos instrumentos é o bandoneon.
Características
Sua performance esbanja sentimentos melancólicos, com uma grande carga dramática. Com coreografias complexas e cheias de paixão, a dança exige capacidade de improvisação. Segundo Enrique Discépolo, um dos mais importantes autores de tango, essa manifestação artística é “um pensamento triste que se pode dançar”.
O tango é considerado “patrimônio imaterial da humanidade” pela UNESCO, desde 2009, o que faz com que milhares de turistas visitem as casas de show da Argentina, na intenção de apreciar de perto esses espetáculos.
Grupo Corda – Tango com bailarinos
No mês de maio (06/05), a terceira apresentação dos Concertos Astra-Finamax fica por conta do Grupo Corda, que trará um espetáculo de tango com bailarinos. O conjunto se apresentou pela primeira vez na temporada 2020, em uma apresentação digital.
O show com mais de uma hora de duração apresentará diversos clássicos do bandoneonista Astor Piazzolla, considerado um dos mais importantes compositores de tango.