Obras de compositores como Heitor Villa-Lobos e Beethoven marcaram segundo concerto da temporada 2018
Em apresentação realizada no dia 5 de maio, no Teatro Polytheama, a Orquestra Sinfônica de Santo André mostrou ao público presente porque é considerada um dos agrupamentos sinfônicos mais respeitados do estado de São Paulo.
O excelente corpo musical, regido pelo maestro Abel Rocha, apresentou para uma plateia de mais de 500 pessoas algumas das obras que marcaram a história da OSSA. O programa comemorativo aos 30 anos de fundação da Orquestra resgatou grandes clássicos da música erudita, como “Sinfonia no. 1”, de Ludwig V. Beethoven, e “Prelúdio à Bachiana Brasileira no. 4”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
A frente da OSSA desde 2014, Abel Rocha mostrou desenvoltura com a plateia ao comentar as obras interpretadas de maneira didática. De acordo com o estudante Gustavo Ramos, a dinâmica descontraída para explicar o contexto e o surgimento das obras foi um ponto positivo. “Gostei muito do concerto, principalmente pela simpatia e interação do maestro com o público”, ressaltou. “Pude perceber que as pessoas realmente gostaram do que foi apresentado, principalmente na hora do bis, com a grande salva de palmas em pé”, avaliou Gustavo.
Palestra educativa
Dando continuidade à série de palestras educativas da 21ª edição dos Concertos Astra-Finamax, o musicólogo Daniel Motta esteve presente na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, em Jundiaí, e abordou os conceitos básicos sobre sinfonia, a forma sonata, a música programática e outros assuntos envolvendo o programa comemorativo da Orquestra Sinfônica de Santo André. Aberto ao público, o bate-papo atraiu estudantes, músicos e apreciadores de música erudita.
Confira as do concerto aqui.