Uma das músicas mais conhecidas do mundo e com apenas seis notas, a melodia “Parabéns pra você” foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill. Em 1875, as duas professoras resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola, no início das aulas. Foi então que nasceu a “Morning to all” (ou Bom dia para todos) que tinha a mesma melodia que conhecemos hoje. Com o tempo, a música se popularizou ainda mais depois de ter sido tema de um musical da Broadway e, pouco a pouco, foi substituída pela famosa versão atual.
No final da década de 1930, a melodia chegou ao Brasil, porém só era cantada nas festas de aniversário da classe burguesa, em inglês. Em 1942, Henrique Foréis Domingues, apresentador de um programa de grande audiência sobre música brasileira na Rádio Tupi, resolveu promover um concurso para escolher a versão brasileira da música. A paulista Bertha Celeste Homem de Mello, ou Dona Bertha, como era chamada, foi a vencedora.
Dona Bertha, até sua morte em 1999, apontava três erros que, por conta da cultura e costumes dos brasileiros, cometemos até hoje: na primeira linha o certo é “parabéns a você” e não “pra você”. Na segunda, é “nesta data querida” e não “nessa”, e o terceiro erro é cantar “muitas felicidades”, quando na verdade, é “muita felicidade”, no singular.
As irmãs Smith Hill registraram a música em 1893, mas em 1924 ela apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman. Em 1933, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música e venceu.
O que pouca gente sabe é que essa canção não tem mais esses direitos autorais, ou seja, não há mais necessidade de pagamento de uma taxa de licenciamento para a Warner – a ex-detentora dos direitos da música – caso for usada no rádio, TV ou cinema. De acordo com a revista americana Forbes, a música “Parabéns pra você” já chegou a arrecadar para a Warner cerca de US$ 2 milhões por ano, mas em 2015 a canção passou a ser considerada de domínio público, e livre de direitos, pelo juiz americano George H. King.
Curiosidade:
Happy Birthday, Mr. President
Na noite de 19 de maio de 1962, em uma festa em homenagem ao presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, e de arrecadação de fundos para o Partido Democrata, ocorreu uma grande surpresa. A consagrada atriz Marilyn Monroe interpretou a canção “Parabéns a você” que foi transmitida pela televisão para mais de 40 milhões de americanos e é considerada a performance mais marcante da canção.