Concerto dançante foi criado e produzido pelo Theatro Municipal de São Paulo
Avaliado pela crítica especializada como um espetáculo marcante e sombrio, Winterreise, de Franz Shubert, é o quarto concerto da temporada 2017 dos Concertos Astra-Finamax. A obra, considerada um dos símbolos da cultura musical alemã, será apresentada no dia 3 de setembro, um domingo, às 19h, no Teatro Polytheama, em Jundiaí.
Winterreise, ou “A Viagem de Inverno” na tradução livre, é o segundo de três ciclos de poemas musicados pelo compositor Franz Schubert. Ao todo, são 24 canções para voz e piano interpretadas pelo barítono Vinícius Atique e pelo pianista Anderson Brenner.
Diferentemente de outras apresentações da temporada, Winterreise é um concerto dançante e conta com a participação especial do Balé da Cidade de São Paulo, com direção e coreografia de Ismael Ivo.
Segundo Vinícius Atique, o projeto foi idealizado por ele há três anos. “Quando surgiu a oportunidade de colocá-lo em prática, não pensei duas vezes”, conta. “É um desafio interpretar um ciclo tão difícil me movimentando”, revela o músico.
A obra “A Viajem de Inverno” retrata a história de um viajante dentro de um profundo estado de tristeza, depressão, desespero e solidão. Os bailarinos interpretam pessoas, objetos, lugares e memórias melancólicas do protagonista. “A montagem e a coreografia dão margem a muitas interpretações. Quanto à parte musical e poética do ciclo, precisamos entender que ele reflete uma realidade onde esses sentimentos faziam parte da moda. Era chique sofrer por amor no século 19”, explica Vinícius.
Os interessados em prestigiar o concerto dançante podem adquirir ingressos a R$ 10,00 no Teatro Polytheama. Vale ressaltar que o total arrecadado da bilheteria dos Concertos Astra-Finamax será revertido à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.
Palestra educativa
Além do espetáculo, o público também poderá participar gratuitamente de uma palestra educativa ministrada pelo maestro André dos Santos, que explicará significados e aspectos técnicos da obra.
A palestra será realizada na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, às 17h30, em Jundiaí. Músicos, estudantes e apreciadores da música erudita estão convidados para o bate-papo.