NOTÍCIAS

Grupo Audi Coelum mostra o outro lado da música sacra

Canções alegres e contagiantes surpreenderam o público presente

Elogiado pela qualidade vocal de seus integrantes e pela harmonização entre instrumentos e vozes, o grupo Audi Coelum apresentou, no dia 22 de julho, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, o concerto “América Barroca”. Sob a regência do maestro Roberto Rodrigues, 11 músicos mostraram ao público uma boa dose de música latina antiga.

Com o auxílio de instrumentos de corda e percussão como violino, flauta doce, cravo, viola de gamba, tambores e pandeiros, o grupo Audi Coelum apresentou obras do gênero villancico e encantou os presentes com músicas animadas e com a mistura contagiante de ritmos.

Destaque para “A Cantar un Villancico”, do compositor peruano Roque Ceruti, que conta a história de dois religiosos que, após um desentendimento, saem juntos para beber e festejar, e para a canção “Una Escuela de Muchachos”, de Manuel José de Quirós, que retrata a cena de um professor evangelizando e ensinando uma sala de crianças inquietas.

Segundo a jornalista Jaqueline Manfio, que já havia ouvido canções parecidas em séries e filmes, o grupo Audi Coelum surpreendeu ao trazer uma roupagem diferente à música religiosa. “Pensava que músicas neste estilo, de cunho sacro, fossem mais voltadas para o arranjo de ópera, com canções de ritmos mais lentos, como costumamos ouvir em celebrações religiosas mais tradicionais”, conta. “O grupo rompeu com o paradigma e mostrou que a música latina sempre teve em sua estrutura ritmos alegres e empolgantes”, explica Jaqueline.

Além da palestra didática ministrada por Roberto Rodrigues, o maestro ainda preocupou-se em explicar, de maneira didática, cada canção, fazendo com que o público pudesse compreender a história por trás de cada composição.

Confira abaixo algumas fotos do concerto:

Fotos: Rodrigo Atique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *