NOTÍCIAS

Dia do Cantor Lírico: confira particularidades dessa forma de arte

O canto lírico é uma prática específica de canto onde as técnicas usadas pelos cantores são diferentes daquelas que estamos habituados a ouvir no canto popular. Geralmente, os intérpretes de canto lírico apresentam músicas do gênero ópera, utilizando toda a sua potência vocal em marcantes espetáculos.

Características de um cantor lírico

A começar pela amplitude vocal, os cantores de ópera conseguem amplificar a voz para serem ouvidos em grandes teatros, até mesmo sem microfone.

Outra característica importante para essa categoria de canto é a pronúncia de cada palavra cantada, que precisa, necessariamente, ser nítida à audição do público. Diferentemente dos cantores de música popular, que podem cantar de forma natural, próxima à forma como cantam. 

Interpretação

Como nas óperas – onde performam a maioria dos cantores líricos – são contadas histórias, o cantor precisa também ser um bom ator, isso porque ele não está apenas cantando, mas também, interpretando um dos personagens da história. 

Respirar e afinar

Para cantar é preciso saber as formas certas de respirar, para não prejudicar o desempenho da voz. Sendo assim, a respiração no canto lírico se torna fundamental para a potência da voz, levando o cantor ao bom desempenho em longas performances.

O canto lírico faz com que a respiração aconteça na hora certa para dar mais potência à voz. Com o estudo dele, o cantor consegue cantar por muitas horas, respeitando o tom da sua própria voz e sem desafinar!

Cantores de ópera passam anos estudando para deixar a voz bem afinadinha! A afinação deve parecer natural e acompanhar a música, sem parecer algo forçado.

Classificação vocal

Cada pessoa tem sua própria classificação vocal e ela depende se a sua voz é mais aguda, média ou grave. 

A voz feminina mais aguda é chamada de “Soprano” e a masculina de “Tenor”. Já a mais grave é “Contralto” para mulheres e “Baixo” para homens. Por fim, para as vozes intermediárias usamos Mezzo-soprano para a feminina e Barítono para a masculina.

Essas nomenclaturas são válidas para todo tipo de canto. Alguns cantores famosos que se encaixam em cada uma das classificações são (da voz mais aguda para a mais grave)

Soprano: Sandy e de Marisa Monte.

Tenor: Andrea Bocelli, Axl Rose e Michael Jackson.

Mezzo-soprano: Daniela Mercury, Madonna, Beyoncé e Katy Perry.

Barítono: Chico Buarque, Jim Morrison, Eddie Veder e Frank Sinatra.
Contralto:  Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse.Baixo: Tim Maia e Arnaldo Antunes, Johnny Cash e Louis Armstrong.

Gostou do conteúdo? Aproveite para saber mais detalhes sobre o que é ópera e confira a programação já confirmada da Temporada 2022 dos Concertos Astra-Finamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *