O colunista social e repórter jundiaiense João Carlos Lopes entrevistou a produtora cultural responsável pela curadoria da 20ª temporada dos Concertos Astra-Finamax, Vastí Atique, que comentou sobre a programação do projeto, em 2017.
JCL – Converso agora com Vastí Atique, ela que é uma das coordenadoras da 20ª temporada dos Concertos Astra-Finamax. Vastí, fale um pouco sobre a programação.
Vastí Atique – No dia 27 de maio nós teremos a Orquestra do Theatro São Pedro, que é procedente do Theatro São Pedro, com a presença do Tenor Fernando Portari – reconhecido internacionalmente.
JCL – Essa apresentação também é no Teatro Polytheama?
Vastí Atique – Todas as apresentações serão no Teatro Polytheama este ano.
JCL – E tem uma aqui, no dia 10 de julho, que eu gostaria que você comentasse a respeito.
Vastí Atique – Teremos Carmina Burana, que é uma peça de Carl Orff, para grande coro, orquestra e solistas. Uma das maiores composições para coral e orquestra. Carmina Burana é o título do concerto; quem executará será o Madrigal Vivace, de Jundiaí, e o Coro e Orquestra Sinfônica de Tatuí.
JCL – E para o dia 22 de julho mais uma boa atração?
Vastí Atique – Teremos Audi Coelum, com um espetáculo chamado América Barroca. São músicas das Américas pesquisadas pelo próprio regente Roberto Rodrigues.
JCL – Para que as pessoas fiquem bem por dentro de tudo o que acontece, qual valor é cobrado pelo ingresso?
Vastí Atique – O ingresso é muito barato. Mais barato que o ingresso do cinema! Custa dez reais.
JCL – E esse dinheiro é revertido para alguma instituição?
Vastí Atique – Exatamente. Esse dinheiro (50%) fica com a Fundação Teatro Polytheama e os outros 50% são divididos entre o Instituto Luiz Braille, e o Coral Infanto Juvenil Pio X.
JCL – Então todo mês a plateia jundiaiense terá um grande espetáculo. E no dia 30 de setembro mais uma atração?
Vastí Atique – Em setembro teremos o querido Fábio Zanon – um dos maiores violonistas mundiais -, que por coincidência é jundiaiense e fará um concerto como solista com a Orquestra Camerata Fukuda.
JCL – Aliás, nesse tempo de realizações muita gente já prestigiou essa iniciativa?
Vastí Atique – Sim! Cem mil pessoas já foram ao Teatro para assistir os Concertos.
JCL – Bacana! E agora vamos falar sobre o mês de outubro, outra atração que também deve agradar a todos que estiverem presentes.
Vastí Atique – Faremos um concerto para as famílias e ele é a obra de Pedro e o Lobo, de Prokofiev, juntamente com a Companhia Imago de Imagens. Nós teremos uma apresentação dessa companhia de teatro no palco e a orquestra no fosso.
JCL – E para fechar a programação da 20ª temporada dos Concertos Astra, a última apresentação é no mês de dezembro. É isso?
Vastí Atique – Sim, nós teremos a Orquestra Experimental de Repertório, que é ligada ao Teatro Municipal de São Paulo, com a regência do Maestro Jamil Maluf. Todas as apresentações da 20ª temporada dos Concertos Astra-Finamax acontecem no Teatro Polytheama, sempre a partir das 20h30, com exceção do programa de outubro, que vai acontecer às 17h – horário de matinê e em um domingo.
Confira o áudio da entrevista: