Referência para outros instrumentistas e primeiro violinista de uma orquestra, o Spalla é o último músico que sobe ao palco logo após todos já estarem a postos, liberando a entrada do maestro para o início da apresentação.
Spalla, em italiano, significa “ombro” e é justamente essa a função desse músico, que é o “braço direito” do maestro, ou seja, a figura mais importante depois dele. Em certas ocasiões, o Spalla pode até mesmo substituir o maestro na passagem de orientações para os demais músicos. Além disso, conduz a afinação da orquestra antes do espetáculo e é o responsável pela execução de solos.
Um pouco mais sobre a história: O nome Spalla surgiu na Itália e é baseado no termo “attore di spalla”, utilizado no teatro italiano para designar o que chamamos no Brasil de “escala”, ou seja, aquele que apoia o ator principal, sobretudo nas cenas cômicas. É por esse motivo que, em uma orquestra, o Spalla auxilia o músico principal (maestro).
Então, toda vez que você ver em uma orquestra aquele violinista na primeira estante sentado do lado esquerdo do maestro, em posição de destaque, já sabe que é o Spalla.