Concertos Astra - IX Sinfonia-30

Música clássica traz particularidades desenvolvidas ao longo dos anos

Posted on Posted in Especiais, NOTÍCIAS

Diferentes influências históricas colaboraram para a construção desse estilo musical

A música erudita é definida como um estilo musical mais elaborado, que busca simetria e equilíbrio, proporcionando uma harmonia sonora. Por ter se desenvolvido em diferentes períodos históricos, ela traz consigo particularidades que a difere dos demais gêneros.

Entre as suas principais características está o uso de um amplo número de instrumentos musicais, que trouxeram transformações ao estilo por meio das mudanças que esses objetos tiveram ao longo do tempo.

A música clássica também traz diferentes conjuntos instrumentais, sendo esse grupo composto por Orquestras, que comporta todas as famílias de instrumentos acústicos; conjunto de sopros, formado por sopros de metal; e instrumentos elétricos. Essa característica é primordial para os compositores ao escreverem as canções.

A forma e técnica de execução das músicas também se diferenciam da maioria dos estilos populares. As canções eruditas podem ser compostas de acordo com os diferentes gêneros existentes nesse estilo, entre eles o concerto, a sinfonia, missa, cantata e ópera.

Uma das peculiaridades dessa arte está a complexidade das obras, o que exige um maior domínio técnico dos músicos que as interpretam.

Já no contexto social, a música erudita tem se tornado cada vez mais acessível. A tradicional visão de que esse estilo é direcionado apenas para pessoas com maior poder aquisitivo tem sido transformada. Além disso, diferentes ações públicas e privadas têm incentivado a promoção de atividades culturais ligadas à música clássica. Um exemplo disso é o projeto Concertos Astra-Finamax, que acontece há mais de 20 anos e já realizou 166 apresentações, com ingressos a preços populares.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *